terça-feira, 22 de março de 2011

Influências e Referências #4

Alô pessoal, to de volta! =)
Duas semanas sem aparecer por aqui, voltei pra postar toda semana se possível!
Pra voltar em grande estilo, uma grande banda e um grande artista, com estilo e personalidade de sobra!

The Hellacopters. http://www.hellacopters.com/
Formada em 1994, os suecos do The Hellacopters tem apenas 7 cds de estúdio gravados, sendo o último (Head off) apenas de covers. Nicke Andersson, vocalista, guitarrista e líder da banda, já tocou bateria no "Entombed" (trash metal) e hoje canta e toca guitarra na Imperial State Eletric (http://www.myspace.com/imperialstateelectric). A banda teve fases bem distintas no decorrer dos 14 anos de atuação, e os cds são as provas vivas disso. Os dois primeiros, Supershitty to the Max (1996) e Payin' the Dues (1997) são puro hardcore, de músicas curtas, rápidas e muito pesadas! Os dois seguintes Grande Rock (1998) e High Visibility (2000) a banda mostra uma maturidade impressionante e encanta com um rock mais limpo, mas com a mesma pegada e energia de sempre. By the grace of god (2002) chega para ser o disco mais famoso do quinteto, seguido por Rock & Roll is dead (2005) onde a banda praticamente abandona as guitarras distorcidas, e fazem um som muito mais limpo e sessentista. Por fim, Head off (2008) trás as referências da banda, de muito bom gosto, claro!
Impossível escolher uma preferida, então vai uma das maravilhosas baladas da banda:
http://www.youtube.com/watch?v=MTDFTrMZFRQ









Basquiat. http://basquiat.com/
Jean-Michel Basquiat nasceu no dia 22 de dezembro de 1960 em NY e morreu em 12 de agosto de 1988. Filho de uma porto-riquenha e de um haitiano, começou sua carreira artística na rua como grafiteiro, assinando com "SAMO" ou "SAMO shit" (same old shit). Largou a escola, saiu de casa, vendeu camisetas, postais, formou uma banda, participou de programas de TV, namorou com a Madonna (na época desconhecida) e fez muitas exposições até se tornar um artista mundialmente reconhecido. Um pintor/desenhista muito autêntico, usava com cores e formas fortes, agressivas e maravilhosas, além da pitada de sarcasmo e protesto, que o tornavam um artista referência. Infelizmente, aos 27 anos, morreu de um "coquetel de drogas" (heroína + cocaína) em seu ateliê.
Pra quem quer matar a saudade ou conhecer melhor sua vida e obra, o filme Basquiat (aqui o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=8VPuD1vOAyw) é uma excelente opção.









Valeu pessoal, espero que gostem! Atitude e rock sempre!
Até breve, abraços,
Bruno Lanza
www.flickr.com/photos/brunolanza

Um comentário:

Paulinho disse...

Os Hellacopters são incríveis!